Um dos maiores problemas dos visitantes é a entrada da trilha. Claro que não estamos comparando com uma trilha bem sinalizada mas conhecendo os pontos de referência aqui no Mochilas Vazias você vai fazer o caminho tranquilo.
Antes de começar a falar do caminho vou deixar algumas dicas pra você, aventureiro de primeira viagem.
- A duração da trilha são aproximadamente 25 minutos de ida e 20 de volta em ritmo forte, andando mais lento no máximo 40 minutos ida e 30 volta.
- A trilha não tem ponto de coleta de água, sendo assim é bom levar o seu, pelo menos uma garrafinha de 500 ml.
- Indiferente da estação do ano, vá de calça (se possível não jeans) e tênis (se tiver botar é melhor).
- Lanterna, lembre-se acidentes acontecem nunca é bom contar com a sorte e experiência.
- Cuidado com a vegetação que cobre o solo ela é boa para camuflar cobras (apesar de que eu nunca vi nenhuma na trilha).
- Evite colocar as mãos em galhos sem antes olhar para ter certeza de que não há nada hostil no mesmo.
Exibir mapa ampliado
Coloquei sendo o ponto A o mirante do Soberbo em Teresópolis, não tem como errar na estrada há placas indicando esse local, é um mirante. A trilha começa à 500 metros desse mirante seguindo na BR-116 como mostra o mapa.
A entrada da trilha é realmente um buraco no mato, após sair do mirante em direção ao ponto B você vai passar por uma grande placa do Parque Estadual dos Três Picos ao passar pela placa fique atento à direta (direção da mata). Uma boa fica pra você é não seguir pelo acostamento e sim pela grama}( na foto abaixo você vai entender).
Observe a vala no canto esquerdo, entre a pista e o gramado.
A vala entra a pista e a grama.
O começo é uma subida muito forte, com uma escadaria natural, você sobe por cerca de 10 minutos, a trilha é bem demarcada.
Depois de subir 10 minutos a trilha começa a ficar mais plana, é uma boa hora para beber um pouco de água e depois aumentar o ritmo. Seguindo a trilha você irá passar por uma pedra branca grande que fica no meio do caminho, não tem como errar, é um tipo de quartzo e claro que você como montanhista não irá destruir.
Seguindo depois do quartzo chegamos na parte mais "complicada" do trajeto, normalmente se chega lá 20 minutos após o início da trilha, é uma parte que o mais experiente do grupo deve ir na frente obrigatoriamente pois requer muito mais atenção e coordenação ao grupo.
Você vai passar entre esses galhos
Há um caminho mais marcado no meio.
Também há uma corda amarrada pra auxiliar
Essa parte não é tão complicada quanto parece, é só ter calma e firmeza nos passos. Após descer, do outro lado temos que subir:
Também conta co ma corda de apoio (clique para ampliar)
Essa parte geralmente está seca durante quase todo o ano, a foto foi tirada depois de uma noite de chuva. É fácil subir pela lateral e segurando na corda.
Após passar por esse "trepa-pedra" ande por mais 3 minutos no máximo mantendo sempre à direita na trilha, você irá passar uma uma área alagada, passando dai vire a direita novamente e chegue ao mirante da Pedra do Elefante:
No mirante você pode ver o outro mirante do soberbo, lembrando sempre que na hora de voltar você não deve se apressar mesmo se tratando de uma descida, mantenha sempre o controle do grupo e evite atalhos.
Vista de mirante para mirante.
Fica aqui mais um post sobre as trilhas de Teresópolis, se você tem alguma dúvida é só comentar.